ENCCEJA 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) busca aferir competências e habilidades daqueles que não concluíram o Ensino Fundamental e/ou Médio na idade adequada. Em outras palavras, é um exame pelo qual o candidato tem a chance de obter seu certificado de conclusão escolar.

As inscrições para o exame deste ano vão de 22 de maio de 2023 a 02 de junho de 2023. A prova está prevista para 27 de agosto de 2023, no município de Itapeva, em local a ser definido e divulgado oportunamente. Já os resultados serão públicos em 22 de dezembro de 2023.

As provas são compostas das seguintes áreas de conhecimento:

  • Ensino Fundamental

– Ciências Naturais;

– Matemática;

– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

– História e Geografia.

  • Ensino Médio

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);

– Matemática e suas Tecnologias;

– Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);

– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Os candidatos que em exames anteriores já obtiveram a aprovação em alguma das áreas de conhecimento, podem, neste ano, se inscrever apenas nas áreas em que ainda buscam a aprovação.

A organização do exame é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), contudo, em caso de aprovação, a emissão do certificado se dá pela Secretaria Estadual da Educação ou Instituto Federal de São Paulo. Tal escolha é feita no ato da inscrição.

Portanto, após a divulgação dos resultados, o candidato deve contatar a instituição certificadora escolhida. Para o Instituto Federal de São Paulo, a solicitação de certificado é feita rapidamente e de forma totalmente digital pelo sistema próprio (https://suap.ifsp.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/) e a resposta enviada via e-mail. Já para a Secretaria Estadual da Educação, o contato inicial deve ser feito na Diretoria de Ensino a que o município em que o candidato reside está jurisdicionado.

A Diretoria de Ensino de Itapeva atende os municípios de Buri, Capão Bonito, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Grande e Taquarivaí. Já a Diretoria de Ensino de Apiaí, atende os municípios de Apiaí, Guapiara, Ribeirão Branco, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Itaoca, Iporanga e Barra do Chapeu. Por fim, a Diretoria de Ensino de Itararé atende os municípios de Itararé, Itaberá, Itaporanga, Coronel Macedo, Riversul, Barão de Antonina e Bom Sucesso de Itararé.

Fiquem atentos e não percam esta oportunidade!